26 de jul. de 2012

Conferência Estadual - III


Objetivo foi definir as propostas e a delegação paulista para a Conferência Nacional

Aconteceu nos dias 24 e 25 de julho, a III Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de São Pauo. O encontro ocorreu no Hotel Novotel, no centro da cidade de São Paulo.
Os delegados participantes da etapa estadual foram escolhidos em eventos municipais ou regionais e tiveram a tarefa de selecionar ao menos dez ideias que serão levadas à Conferência Nacional, marcada para o período de 3 a 6 de dezembro, em Brasília.
Além de formar um documento com as propostas selecionadas, o outro intuito foi eleger a delegação paulista, composta por 25% de conselheiros estaduais, 50% de conselheiros municipais e 25% de membros da sociedade civil.
Na cerimônia de abertura estiveram presentes autoridades como a secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Dra. Linamara Rizzo Battistella; o secretário Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Antonino Grasso; o secretário Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Antonio José Ferreira; o presidente do Conselho Estadual para Assuntos das Pessoas com Deficiência, Wanderley Marques de Assis; e o representante do CONADE, Wilson Roberto, entre outros.
A Secretária de Estado Dra. Linamara ressaltou que aquele era o momento de discutir e definir os melhores rumos políticos dentro do estado. “São Paulo consegue alinhar, em diferentes instâncias de governo, uma uniformidade de pensamento e ação articulada na busca da efetivação dos direitos das pessoas com deficiência”.
Resultados
Ao longo da Conferência os participantes foram divididos em: educação, transporte, cultura e lazer. Nesses eixos temáticos foram discutidos assuntos interligados como: reabilitação profissional, acessibilidade, comunicação, moradia, prevenção, saúde, segurança, órteses e próteses, entre outros.
Cada eixo reuniu propostas, elaboradas em prol dos variados tipos de deficiência, de forma que, ao todo, 40 propostas foram levantadas, das quais serão selecionadas 10 e encaminhadas para Brasília, na Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
A delegação foi composta por 59 delegados da sociedade civil e 59 delegados do poder público. Eles irão para Brasília e defenderão as propostas de São Paulo, assim como o farão os outros estados.
Para Wanderley Marques de Assis, presidente do Conselho Estadual para Assuntos da Pessoa com Deficiência, a Conferência foi benéfica não apenas para São Paulo, mas também para outras regiões. “A gente vai com o espírito de poder contribuir com os outros estados, de poder ajudar o Brasil. É isso que queremos deixar como marca”, ele afirma.
Após organizadas, as propostas poderão ser conferidas em: http://3conferencia.sedpcd.sp.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário